PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Entende-se que o homem aprende a ser homem, porque, para se humanizar, ele precisa ainda adquirir os conhecimentos e as práticas sociais criadas pela humanidade ao longo da história. Ele precisa se apropriar dos instrumentos e dos signos sociais. Esse processo somente ocorre com a mediação social. Isso porque o significado de um instrumento não está dado no próprio objeto, mas na prática social, no saber partilhado entre os homens. Tendo em vista essa afirmação, indique a resposta que melhor descreve o que aconteceria se uma criança que nunca tivesse tido contato com determinado objeto, como um computador, por exemplo, encontrasse com esse instrumento por acaso.


Ela não teria interesse ou curiosidade de utilizar esse objeto.


Ela só saberia como utilizá-lo se alguém a ensinasse, ou se ela observasse alguém fazendo uso desse objeto.


Mesmo observando alguém utilizando esse objeto, ela não saberia como utilizá-lo.


Ela seria capaz de utilizá-lo, já que ela é um indivíduo pertencente à espécie humana.


Ela aprenderia a utilizar esse objeto a partir da observação de suas características físicas.

É a partir da apropriação da cultura que nos tornamos humanos. O processo de formação humana é, em sua essência, um processo educativo. Isso porque o homem se constitui à medida que se apropria dos conhecimentos construídos e acumulados pela sociedade ao longo da história, em um processo de desenvolvimento cultural. Em outras palavras, o homem se torna verdadeiramente humano à medida que se apropria dos objetos e dos significados construídos pelas gerações anteriores, ao se apropriar da cultura. Sobre o processo de humanização e apropriação da cultura, assinale a alternativa correta: 


Andar ereto e falar são características humanas que se desenvolvem naturalmente.


Nossos aspectos afetivos são desenvolvidos culturalmente. Não se pode dizer o mesmo sobre nossos aspectos cognitivos.


Estudos demonstram que uma criança nascida em um país carregará as características deste, mesmo que for educada em outra cultura.


A apropriação da cultura influencia apenas o processo de desenvolvimento motor e cognitivo.


As características eminentemente humanas, como a linguagem, são transmitidas pela apropriação da cultura.

A Psicologia da Educação é uma das várias ciências que dão base para a Educação, contribuindo para pensarmos o cotidiano das escolas. Psicologia e Educação se interligam, já que ambas estudam o processo de formação humana. Sobre as contribuições que a Psicologia pode trazer para a Educação, analise as assertivas a seguir e marque com (V) de verdadeiro e (F) de falso.

 

(   ) Os estudos da Psicologia contribuem para que os professores possam nortear seu trabalho pedagógico e atingir seu objetivo, que é o de transmitir o conhecimento.

 

(   ) A Psicologia da Educação contribui exclusivamente para que o professor saiba identificar e classificar as dificuldades de aprendizagem.

 

(   ) Os estudos da Psicologia da Educação contribuem para compreendermos o complexo processo de aprendizagem e desenvolvimento, em seus vários componentes e aspectos.

 

(   ) A Psicologia estuda a linguagem, a aprendizagem, a consciência, a cognição, a afetividade, dentre diversos outros aspectos que interessam ao campo educacional.

 

(   ) Os estudos da Psicologia trazem ínfimas contribuições para a prática dos professores.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


F – F – V – F – V.


V – F – V – V – F.


V – V – V – F – F.


V – F – V – V – V.


F – F – V – F – F.

A Psicologia da Educação ou a Psicologia Educacional é uma subárea da Psicologia. É composta por um conjunto de saberes produzidos sobre o fenômeno escolar. Assim como na Psicologia, de forma geral, na Psicologia da Educação, em específico, também temos uma diversidade de concepções e abordagens. Atualmente, defendemos uma concepção crítica de Psicologia da Educação.   

 

ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 12, n. 2, p. 469-475, Dez. 2008 (adaptado).

 

Sobre a concepção crítica de Psicologia Escolar adotada em nosso estudo, podemos afirmar que: 


É preciso compreender a família a qual a criança pertence. Grande parte das vezes, as dificuldades de aprendizagem ocorrem em crianças que possuem famílias desestruturadas.


A aplicação de escalas de inteligência auxilia o psicólogo na definição de quem está ou não apto para o aprendizado.


Defendemos que a Psicologia da Educação, ou Psicologia Escolar, deve buscar desvelar a realidade e alicerçar seu compromisso com a transformação social e com a formação humana em suas máximas potencialidades.


Nossa perspectiva entende que o enquadramento clínico-terapêutico deve se basear em um modelo médico, o da Psicologia Clínica.


Defendemos que as dificuldades de aprendizagem são causadas por disfunções orgânicas que podem ser localizadas na criança que não aprende.

Os estudos de Carmo (2012) explicitam que a aprendizagem está relacionada ao fato de os seres humanos serem sujeitos capazes de se modificar a partir do contato com outras pessoas ou a partir de metodologias e dos procedimentos planejados de ensino. Existem diferentes formas de aprendizagem, dentre elas, o que o autor denomina aprendizagem por seguimento de regras. Regra é declaração que indica uma ação a ser executada. Sobre essa modalidade de aprendizagem, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.

 

(   ) A aprendizagem por meio de regras ocorre a partir de instruções verbais, faladas, escritas ou sinalizadas.

 

(   ) Essa forma de aprendizagem é fundamental, pois permite ao ser humano aprender a partir da experiência de outras pessoas, a partir da experiência social.

 

(   ) A aprendizagem por seguimento de regras se refere, exclusivamente, à aprendizagem de normas de comportamento.

 

(   ) A aprendizagem por derivação de regras contribui para tornar o conteúdo mais significativo.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


V – V – F – F.


F – V – F – V.


F – V – F – F.


V – F – F – V.


V – V – F – V.

Aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. A aprendizagem pode se dar por diferentes formas: aprendizagem por ensaio-e-erro, aprendizagem por insight, aprendizagem por observação ou imitação, aprendizagem por seguimento de regras, aprendizagem por condicionamento respondente e aprendizagem por condicionamento operante.

 

CARMO, J. S. Fundamentos psicológicos da educação [livro eletrônico]. Série Psicologia em Sala de Aula. Curitiba: InterSaberes, 2012 (adaptado).

 

Sobre as diferentes formas de aprendizagem explicitadas pelo autor, analise as assertivas a seguir:

 I.    A aprendizagem por insight se caracteriza pela busca aleatória por solucionar um problema.

 II.  Apesar de parecer instantânea, a aprendizagem por insight não ocorre de forma súbita.

 III.  Muitos comportamentos são aprendidos por meio da imitação de um modelo.

 IV.  A aprendizagem por insight ocorre pelo estabelecimento de novas relações e pela reordenação de aprendizagens anteriores.

 

É correto o que se afirma em:


I, III e IV apenas.


I, II e III, apenas.


I e II, apenas.


II, III e IV, apenas.


II e IV, apenas.

Ao longo de seu desenvolvimento, o indivíduo se apropria dos instrumentos e dos signos construídos socialmente, dos conhecimentos construídos e objetivados pela sociedade ao longo da história. Vimos que a cultura humana se cristaliza nos produtos materiais e intelectuais de nossa história, ou seja, nos instrumentos e signos que construímos. O indivíduo precisa se apropriar desses conhecimentos para desenvolver as características eminentemente humanas. Sobre os conceitos de instrumentos e signos, analise as assertivas:

  I.          Signos dizem respeito apenas à linguagem escrita.

  II.          As ferramentas e as máquinas são consideradas instrumentos.

  III.          Signos são dispositivos criados pelo homem que simbolizam a realidade.

  IV.          Ferramentas são entendidas como mecanismos de pensamento.

 

É correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


I e III, apenas.


III e IV, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.

Em nível ontogenético, a personalidade humana é resultado de dois processos distintos de desenvolvimento. Por um lado, é resultado do processo de hominização. Por outro, é resultado de um processo histórico e cultural de desenvolvimento, do processo de humanização que se dá pela apropriação da cultura. Sobre a formação ontogenética humana, analise as assertivas a seguir:

  I.          O processo ontogenético de formação humana é, em essência, um processo de aprendizagem.

 II.          A criança já nasce humanizada. O que ela ainda precisa adquirir é o processo de hominização.

 III.          A personalidade humana é resultado dessa complexa interação entre desenvolvimento biológico e cultural.

 IV.          Para que uma criança se desenvolva em suas máximas potencialidades, ela precisa se apropriar da cultura.

  V.          O desenvolvimento ontogenético é caracterizado pelo desenvolvimento físico e neurológico da criança.

 

É correto o que se afirma em:


I, II, III, V, apenas.


I, III, IV, apenas


I e III, apenas.


III e IV, apenas.


I , III e V, apenas.

Os estudos de Patto (1987) denunciaram a constituição tradicional da Psicologia da Educação enquanto uma forma de manutenção do status quo social. As práticas tradicionais em Psicologia Escolar naturalizavam os problemas de aprendizagem e patologizavam as queixas escolares. Em contraposição à perspectiva mencionada, a vertente crítica da Psicologia da Educação que defendemos em nosso estudo se caracteriza por: 


Compreender que o eixo principal de intervenção do Psicólogo Escolar, em uma perspectiva crítica, é direcionado para os alunos que manifestam dificuldades de aprendizagem e/ou que apresentam problemas de comportamento.


Compreender que as queixas escolares são produzidas a partir de uma multiplicidade de relações. O fracasso escolar é visto como um produto de complexas relações históricas, práticas educativas e questões sociais.


Compreender que as causas das dificuldades de aprendizagem devem ser buscadas exclusivamente na organização das políticas públicas da educação.


Rejeição dos métodos didáticos tradicionais, pautados em um ensino mecânico.


Visão pessimista da escola e do papel que ela desempenha na sociedade.

Carmo (2012) compreende que quem somos nós, de onde viemos e para onde vamos são perguntas filosóficas fundamentais que se traduziram historicamente em muitas formas de investigação da realidade. Segundo esse autor, os diversos campos de saber existentes hoje possuem um núcleo aglutinador. Todos têm um mesmo objeto de interesse: compreender como se deu (ou se dá) a formação humana. Com essa afirmação, o autor quis dizer que: 


Todas as ciências buscam compreender a evolução das espécies até a chegada do Homo Sapiens.


Essas perguntas filosóficas são questões essenciais que movem a humanidade em busca de respostas e de um conhecimento mais profundo sobre a vida, sobre o mundo e sobre nós mesmos.


As ciências que buscam estudar a formação humana são mais importantes que as demais ciências. 


Todas as ciências derivam da Filosofia, menos a Psicologia. 


Apesar de interligados, os diversos campos de saberes  devem ser estudados separadamente.